terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Cagece apresentou obras do Programa Sanear II em Aracati
Document Actions


Levar mais qualidade de vida e contribuir para preservar o meio ambiente. Esses foram os dois principais benefícios do Programa Sanear II que a Cagece apresentou aos 220 participantes do Seminário sobre Saneamento Básico realizado, ontem, dia 21, em Aracati de 7h30min às 13 horas, no Centro Vocacional e Tecnológico.
Levar mais qualidade de vida e contribuir para preservar o meio ambiente. Esses foram os dois principais benefícios do Programa Sanear II que a Cagece apresentou aos 220 participantes do Seminário sobre Saneamento Básico realizado, ontem, dia 21, em Aracati de 7h30min às 13 horas, no Centro Vocacional e Tecnológico. Houve debate sobre o tema. No município, a Cagece vai ampliar o Sistema de Abastecimento de Água (SAA) investindo R$ 17.180.529,43 em 1868 ligações e 44.669,21 metros de rede. Também irá executar um Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) com recursos de R$ 14.809.363,37 os quais serão revertidos em 5.940 ligações domiciliares e 41.189 metros de rede.
O Prefeito da cidade Expedito Ferreira da Costa abriu o evento, dizendo que o principal benefício conquistado pelo município com as obras será o atendimento a 100% da população com abastecimento de água. Ele afirmou que a Prefeitura estará à disposição da Cagece para qualquer ajuda durante as obras e agradeceu à Cagece não somente pelo Sanear II, mas por ter solucionado a falta d’água que costumava ocorrer durante o período momino.
O Gerente da Unidade de Negócio Bacia do Baixo e Médio Jaguaribe (UNBBJ/ Russas) João Batista Araújo fez a apresentação institucional da Cagece e disse que as obras do Programa Sanear II vão “trazer tranqüilidade para a cidade de Aracati”. Segundo ele, “a cidade terá abastecimento garantido para os próximos 30 anos”. O Gerente também elogiou do sistema de esgoto, porque irá acabar com o esgoto correndo a céu aberto pelas ruas e diminuir as despesas com saúde pública, coletando e tratando o esgoto do município. Ele esclareceu também a diferença entre esgotamento sanitário e drenagem urbana.Em suas considerações finais, o Gerente de Concessões e Interação Social Miguel Vasconcelos explicou que a Cagece está realizando um novo estudo tarifário tendo como foco atender à população de baixa renda ampliando a tarifa social. Ele lembrou que a água é um bem finito pelo qual todos devem zelar. Ele apelou para que os moradores recebam bem as equipes sociais da Cagece e afirmou que a Companhia estará sempre aberta aos clientes.Na programação do Seminário, na primeira parte, houve apresentação do Programa Sanear II pela Supervisora Técnica da UGP Sanear II Jackeline Sales. Em seguida, houve apresentação do SAA e SES já existentes no município pelo Encarregado de Núcleo William Silva Barbosa. Também foi apresentado o Projeto Técnico dos SAA e SES a serem executados pelo Sanear II pelo Gerente de Obras do Interior Ernandes Freire. A Supervisora Sócio-Ambiental Rosana Fernandes fez uma explanação sobre os Programas Sócio-ambientais do Programa.
Na segunda parte da Programação, a Supervisora de Controle Ambiental Cláudia Caixeta falou aos presentes sobre preservação ambiental e do patrimônio histórico, artístico e cultural. O plano de Comunicação e Interação Social foi apresentado por Márcia Bedê da Gerência de Concessão e Interação.


Nenhum comentário: