quinta-feira, 18 de setembro de 2008

MP QUER SUSPENSÃO DAS OBRAS

MP quer suspensão de obras irregulares em parque eólico de Aracati


Por www.pgj.ce.gov.br 12 de setembro de 2008


O Ministério Público do Estado do Ceará, representado pelos promotores de Justiça da Comarca de Aracati...
Alexandre de Oliveira Alcântara, Antônio Nilo Rayol Lôbo Segundo e Cledson Ramos Bezerra, propôs, no dia 09/09/08, uma ação civil pública ambiental com pedido de liminar, requerendo que a Justiça determine a suspensão das obras do Parque Eólico em Aracati, com cominação de multa diária de R$ 50.000,00 ou outro valor que o juízo achar mais condizente à situação, em caso de descumprimento da medida liminar, até que se proceda a um novo licenciamento ambiental, tendo em vista a não observância ao requisito da realização de Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA).
A ação pretende a condenação da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE) e das empresas: Ventos Energia e Tecnologia Ltda, Rosa dos Ventos Geração e Comercialização de Energia S/A, Bons Ventos Geradora de Energia S/A e Enacel – Energias Alternativas do Ceará Ltda, à obrigação de retirar as fundações dos aerogeradores e demolir as edificações irregulares, porventura existentes, restabelecendo a área física ao momento anterior ao da edificação, ou, caso o dano seja irreversível, condenação em dinheiro no valor de R$ 1.000.000,00, pelos prejuízos causados ao patrimônio ambiental de Aracati.
Considerando a urgência que o caso requer, ante a iminente irreparabilidade dos danos ambientais já causados à coletividade e a relevância do interesse público defendido, o Ministério Público pede a condenação solidária das empresas promovidas em apresentar um Plano de Recuperação das Áreas Degradadas (PRAD), o qual deverá considerar, dentre outros aspectos, a reconstituição do caimento natural do terreno e da vegetação nativa, e a por em execução o referido PRAD.
Os promotores pretendem a anulação das licenças anteriormente concedidas pela SEMACE, por estarem desconformes com a lei 7.661/88 e o decreto 5.300/2004. Segundo o entendimento dos promotores, a SEMACE não deve licenciar nem autorizar ou permitir o início das obras, até que seja procedido o respectivo EIA/RIMA.

Fonte: Assessoria de Comunicação em 11/09/08

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Meu Rio Jaguaribe!!!!!!!!!!!
Aracati-ce


Nas tardes, é maravilhoso ver o por do sol.

Por do sol com vista da barraca de barco

Porto dois irmãos

Maré vassando !!!!!

Vc já viu coisa igual?



Maré cheia !!!!!


Maré cheia
Porto dos barcos
Aracati-ce
Rio Jaguar
Rio das Onças
Conheça o Rio e o Guarde!!!!ESSE É O NOSSO RIO, POIS, ELE SÓ CONTINUARÁ EXISTINDO SE VC MUDAR DE ATITUDE, ASSIM MANTENDO NOVAS RELAÇÕES COM ESSE VELHO JAGUAR.

Fotos: Ocivan Carnauba



quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Manguezal, no Canto do Mangue, perto de Fortim.

(mangue sapateiro)

Manguezais


Os manguezais povoam a costa de muitas zonas tropicais e subtropicais do mundo como coluna vertebral de um ecossistema que sustenta uma imensa biodiversidade. Porém, seu futuro está ameaçado pelo desmatamento e degradação de seu hábitat. Os manguezais são florestas compostas de árvores chamadas mangues, cuja informação na Internet também é encontrada pela palavra em inglês "mangroves". Devido ao seu desenvolvimento em zonas com abundância de água, o ecossistema gerado por estas florestas é conhecido como terras úmidas. De acordo com o site onde se explica a taxonomia destas árvores, há cerca de cem espécies com a denominação de "mangue", todas pertencentes a famílias de plantas vasculares.
Resistentes ao sal, os mangues habitam as margens do mar, em zonas de estuário. As árvores, que têm uma lenha muito apreciada, costumam ter parte de seus troncos e suas raízes sob a água. As árvores produzem nutrientes que permitem o florescimento de grande quantidade da vida aquática, terrestre e aérea. A perda do ecossistema provoca redução da biodiversidade, causa erosão na costa e afeta a qualidade das águas, segundo alertam organizações que promovem a conservação dos manguezais e seu uso sustentável. Na Internet, algumas destas organizações realizam intensas campanhas para salvar os manguezais.
No site do Mangrove Action Project conta-se que em uma época três quartos das costas tropicais e subtropicais estavam povoadas por manguezais. Hoje, resta menos da metade, e a metade do que resta está ameaçada. A perda do hábitat, a contaminação das águas, a exploração abusiva e o corte para realizar projetos de desenvolvimento afetam os manguezais. Uma das atividades produtivas que atualmente causa grandes danos a essas florestas é a criação de camarão, segundo os defensores de sua conservação. Há manguezais em todo o mundo? Um documento encontrado no site da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) explica que cobrem cerca de 181 mil quilômetros quadrados, em uma centena de países.

http://www.tierramerica.net/2002/0707/pconectate.shtml








As Belezas do Nossso Aracati

Vista aérea de Canoa Quebrada

Vista da ponte Jk sobre o Rio Jaguaribe em Aracati

Carnaubais de Aracati


Rio Jaguaribe Fortim




Vista das dunas do Cumbe a partir do Rio Jaguaribe




Do Rio jaguaribe em vista da cidade de Aracati