sábado, 13 de outubro de 2007

A carcinicultura é o câncer do Brasil


Duzentas pessoas das comunidades de pescadores e marisqueiras de 15 estados do Brasil fizeram uma manifestação na cidade de Aracati/CE, no dia 22/08, a fim de alertar os problemas socioambientais da carcinicultura (criação de camarão em cativeiro) e fortalecer a luta pela manutenção das atividades tradicionais de subsistência e qualidade ambiental da Zona Costeira.

Esta manifestação ocorreu após as visitas às comunidades do Porto do Céu e Cumbe que sofrem diretamente com a degradação socioambiental promovida pelo crescimento desordenado das fazendas de camarão. A carcinicultura tem acarretado a diminuição da diversidade dos estuários pelo lançamento de efluentes sem tratamento nos recursos hídricos, a redução do ecossistema manguezal através do desmatamento ilegal de áreas de preservação permanente, além de empregar 2 pessoas por hectare em áreas que anteriomente serviam de subsistência para 10 famílias e ainda, em muitos casos, o desrespeito às leis trabalhistas.

Os pescadores e marisqueiras participaram destas ações que fizeram parte do seminário "Manguezal e Vida Comunitária - Impactos Socioambientais da Carcinicultura". O evento foi realizado em Fortaleza nos dias 21 a 24 de agosto com o intuito de mobilizar as comunidades do litoral brasileiro frente à ameaça da indústria do camarão. A formação de uma rede nacional de luta servirá de fortalecimento político dos povos do mar.

Fonte: www.midiaindependente.org/.../09/359384.shtml

Nenhum comentário: