quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

ARRASTO DE CAMARÃO MATA PEIXES-BOIS NO CEARÁ.


Arrasto motorizado de camarão ilegal no litoral leste do Ceará causa morte de pelo menos 4 peixes-bois, o mamífero marinho mais ameaçado de extinção no Brasil.

Foto: Aquasis Pelo menos 4 peixes-bois marinhos (Trichechus manatus manatus) morreram nos últimos 6 anos, vítimas de asfixia em redes de pesca de arrasto motorizado de camarão no litoral leste do Ceará. É o que constatou a AQUASIS – Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos, organização sem-fins lucrativos que atua na preservação da espécie no litoral do Ceará.
A princípio, este pode ser um número considerado pequeno, no entanto, ele toma proporções dramáticas diante do estado de conservação da espécie no Brasil. O peixe-boi marinho é uma espécie que possui menos de 500 indivíduos vivendo na natureza – de acordo com estimativas do IBAMA – distribuídos de forma descontínua ao longo da zona costeira das regiões Norte e Nordeste do Brasil, sendo considerada regionalmente desaparecida do litoral da Bahia e Espírito Santo. A espécie se reproduz lentamente, tendo um único filhote (raramente dois) a cada três ou quatro anos. O filhote é totalmente dependente da mãe durante os dois primeiros anos de vida.
Soma-se a isso o fato de que a sua principal área de reprodução, o manguezal, encontra-se seriamente comprometida pela ocupação indiscriminada, principalmente na região Nordeste do Brasil. O comprometimento das áreas de manguezal tem levado as fêmeas de peixe-boi a terem seus filhotes no mar. Muitas vezes, o filhote recém-nascido, ainda fraco e inexperiente, é separado da mãe devido a ventos e correntes, encalhando posteriormente na praia e vindo a morrer, caso não seja resgatado. Esse tipo de problema é observado com mais intensidade na zona costeira dos municípios de Beberibe, Aracati e Icapuí e na região oeste do litoral potiguar.

http://www.terramar.org.br/oktiva.net/1320/nota/18027

Fonte: AquasisCristine Pereira negrão SilvaDiretora-Presidente da AQUASISLinha Direta para denúncias ou encalhesrelacionados a mamíferos marinhos:(85)3318-6011/

Um comentário:

DANIEL VIEIRA AUGUSTO disse...

ISSO QUE OCORRE É UMA DESGRAÇA QUE O HOMEM JAMAIS VOLTARÁ A CORRIGIR, A NATUREZA PEDE SOCORRO!!!!!!!!!!