quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

POEMA DE PESCADORES


Poemas de pescadoras e pescadores - Manguezal e Vida Comunitária
As/Os pescadoras e pescadores presentes no Seminário Manguezal e Vida comunitária recitaram belos poemas e cantaram pela vida dos mangues.

Toninho de Alagoas
O Seminário Manguezal e Vida Comunitária foi um importante momento de afirmação da defesa dos manguezais, pelas comunidades participantes. Além dos debates, relatos e estudos, o Seminário foi o momento de expressão dos povos das águas onde a música e a poesia marcaram presença. Os poemas, transcritos a seguir, foram recebidos com muitos aplausos pela platéia presente.Lamentação do Manguezal Eu sou o mangue!Antes eu era verdinha, verdinha e muito.Me chamavam de manguezalPorque, além de ser bonito, também crio produtos de várias espécies. A lama negra em que eu penetro, essa também faz parte de mim, As gamboas que correm dentro de mim, as ilhas e apicuns:Todos esses companheiros me ajudam a criar meus produtos. Então, juntos, formamos uma só natureza, ue damos vidas a outras vidas.Nós não viemos ao mundo por acaso.Como nosso Criador dos céus e das terras, não existe outro.Sou mangue!Também tenho sentimento como um se vivo da face da terra.Hoje confesso que não tenho mais prazer de viver desta forma em que o homem está fazendo comigo.Vivo totalmente arrasado, como se fosse um lago quando seca as águas, Como se fosse um pássaro quando cai as penas.Quem me via antes sorria.Quem me ver hoje chora.Quase não dou mais sobra; estou amarelandoSinto chamas de fogo subindo em mimMinhas raízes são arrancadas pelo tronco com tratores,Meu produto está se consumindo.Sinto minhas folhas cair no chãoComo se fosse as lágrimas que caem no rosto de uma criança quando choraO homem tenta controlar a ciência, a tecnologia, a natureza e ele mesmo destrói!Então, vê se me entende o que em mim se cria. Afinal sou mangue!Sou uma das fontes de alimentos mais importante da face da terra. Jamais, Homem, tu que me destrói terá a chance de me fazer novamente!Porque quem me fez, te fez também;E estou pronto para matar a tua fome!(Pescadora Maria do Livramento Santos – Mentinha da comunidade Curral Velho, Acaraú, CE)(Poema de Toninho de Alagoas)


Somos pescador vivemos de viver de pescar nos riosAs nossas mãos são calejadas, meus sonhosMas falta barco, falta rede, só tem fomeFico bem longe do Brasil do pescadorSó tenho remo e o título de eleitorPara votar nos inconscientizadoQue faz projeto pra se beneficiar deixando os pobres cada vez mais apertadoSomos pescador, vivo de pescar nos mangues,Esse projeto que só serve para os brancosÉ uma farsa os pescadores vão explicarSótenho o remoSou pescador produtor de alimentoCercando os manguesOnde é que eu vou pescarFizeram as leis que defendem o meio ambienteEstá escrito mas não querem praticarSó tenho o remo(Pescador Antônio Gomes - Alagoas)


http://www.terramar.org.br/oktiva.net/1320/nota/18812

Um comentário:

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my site, it is about the CresceNet, I hope you enjoy. The address is http://www.provedorcrescenet.com . A hug.